domingo, 29 de julho de 2012

Lx - Badajoz pela ecovia - dia 8

Dia 8 - Elvas - Badajoz - Lx                               Albúm do oitavo dia

Total Kms dia - 41,7 kms
Total Kms acumulados - 388 kms

€€€

14,20€ - camping
12,5€   - tapas
2€       - gelados

28,7€

Passado o ritual matinal, fomos pagar o camping e tomámos o pequeno almoço com malta que tinha chegado no dia anterior. Faziam parte do grupo que vinha na nossa pégada num evento para promover a ecovia. Era um grupo enorme e heterogéneo e estes circulavam em autonomia como nós: preparados para acampar e preparar as suas próprias refeições. Falámos das várias peripécias vividas, do que mais gostámos, de outras viagens feitas, etc. etc. Seguímos em fila até ao ponto de encontro. Lá estava o resto do grupo que fez a viagem, inclusive um grupo de crianças de uma aldeia SOS, e locais (um espanhol e o clube de BTT de Elvas) que fizeram as honras da casa.

O Paulo veio entregar o bilhete que tínhamos deixado para eles no trilho do Gameiro, o qual o Gugas decidiu devolver para que guardasse como "recuerdo".

A entrega do bilhete perdido.

Pronto a arrancar com o grupo.

Tirámos uma foto de grupo e seguimos caminho.

Para trás é que ele não fica!

O ritmo do grupo era sensivelmente o dobro do que costumávamos fazer e o Gugas queria mostrar que estava à altura do desafio!! Parecia tresloucado, mas cheio de ganas para acompanhar os crescidos.

Andando em grupo a paisagem passa mais para um plano secundário e não passamos tanto tempo connosco e com as nossas conversas, mas compensamos com  diálogos diferenciados, piadas colectivas, fotos mais bem conseguidas e ajudas. Parte do percurso nem vi o Gugas, que ia destacado na frente do pelotão, perto das crianças, atarefado a mostrar o caminho que conhecia do dia anterior.

Roda 20'' e roda 26'' à desgarrada.

Chegados à fronteira fizémos uma festa e um pouco mais à frente fomos visitar a Lusiberia...afinal é um excelente atractivo à chegada a Espanha e por outro lado seria extremamente interessante o apoio deste parque temático ao projecto ecovias!

A atravessar o Guadiana.

Adiante, acabámos o percurso na praça alta com uma foto de grupo, com um calorão impressionante.

O grupo a posar ao sol.

Deste lado da fronteira a influência àrabe é mais forte nos edifícios.

Daí seguímos para o centro de Badajoz para comemorarmos com umas belas tapas. Eu e o Gugas ainda fomos tentar fazer uma cache no castelo de Badajoz, mas a zona estava em obras!!! Na impossibilidade de cachar e deixar lá uma geocoin que trazíamos desde Lx, fomos ter com oresto do grupo onde ficámos à espera da malta do BTT do Seixal que fez o percurso em modo cruzeiro!

"Cache" abortada, valeu a vista do castelo.

Antes de seguirmos para a camioneta que nos esperava na fronteira, ainda fomos procurar os famosos caramelos ou caramillos, mas a sesta espanhola (das 14h até às 18h30m) não nos permitiu!

O grupo entre "tapas" e "pinchos"

Tchim-tchim a tempos bem passados em cima das nossas bicicletas.

Sinalética luminosa dedicada.

A viagem de volta correu sem percalços e não tarda tínhamos feito em poucas horas o percurso que fizéramos em 7 dias de bicicleta!! Largados à frente do edifício dos serviços centrais da CMSeixal ainda tínhamos que atravessar o Tejo.
Retirámos as bicicletas e carga da camioneta, despedimo-nos com promessas de novas voltas e seguimos em direcção à estação fluvial. Não avançámos muito pois tinha um furo na roda da frente!! Ora bolas...a 12kms do destino e com o barco a sair é que tinha de acontecer isto!! Ainda por cima carregava a bicla do Gugas pois ele acabou por seguir com os meus pais a ver se ainda conseguia ir ter ao acampamento final dos escuteiros.
Decidi encher o pneu e tentar a minha sorte. Acertei, era um furo lento e o ar que tinha na câmara de ar ainda permitiu chegar a casa onde tinha a família toda à minha espera (incluindo o Gugas que estava cheio de saudade da mana e do seu quarto!).

Que dor!

Xtracycle a carregar a bicla e a carga do Gugas.

À chegada a casa...com 388kms no conta kms.

Depois dos abracinhos e beijinhos de boas-vindas perguntei ao Gugas qual seria o próximo destino: "Quero dar a volta ao mundo, pai"  - foi a resposta.

dia7 :: início

Julio disse...

Espectáculo!!!
Adorei. Li tudo de uma ponta à outra!
Inspirador...
obrigado pela partilha,
abraço,
julio

Unknown disse...

Gonçalo, adorei ler o relato da viagem. Deve ser muito gratificante viajar desta forma com o filho. Se um dia tiver um filho farei o mesmo.

Abraço.

daraopedal disse...

Olá colega do pedal. Não encontrei o mail no blog, por isso escrevo este comentário. Estou a pensar fazer a ecovia Lisboa - Badajoz este verão com a minha mulher e a minha dificuldade (sempre a mesma) é da logísitica. Gostava de saber se me pode informar se existe algum meio de transporte de regresso de Badajoz a Lisboa (ou Montijo) que leve as bicicletas. Se me puder responder via mail agradecia (dar.ao.pedal@sapo.pt). Descobri o seu blog por acaso e vou coloca-lo nos links do meu. Boas pedaladas. Vítor / daraopedal

Unknown disse...

Fantástica viagem! Parabéns ao Gugas. Veja lá qual vai ser a próxima.
Abraços Gonças.

Gonças disse...

@Julio: quando te quiseres fazer à estrada com o teu puto, ajudo-te no que precisares!

@Tiago: A ti idem Tiago, se bem q ainda te falta....o filho ;o)

@Vitor, já lhe respondi pessoalmente

@Fábio: Volta ao mundo...ou pronto Fig foz - Nazaré por enquanto ;o)

Bruno BA disse...

Verdadeiramente inspirador!
Obrigado pela partilha Gonçalo!
Como / quando estás a pensar fazer a ciclovia do Atlântico (Figueira da Foz - Nazaré)?
É que eu bem que a fazia novamente...
Assim convencesse a Dinamene!

Gonças disse...

Lá para Setembro...tenho q tirar um dia e convém ser antes das aulas do Gugas começarem!
Eu digo-te algo. Vai convencendo a Dinamene.

Luís Duarte disse...

Gostei muito do relato. Vou ser pai em Dezembro e fiquei com muita vontade de fazer o mesmo daqui a uns anos. Cumprimentos!

Gonças disse...

Boa Luís...vai já preparando pois "tempus fugit" ;o)

Helder Guimarães disse...

Este relato já chegou ao geocaching-pt.net e deixou por lá muito boas impressões. O tópico é este, se quiser dar uma olhadela: http://forum.geocaching-pt.net/posting.php?mode=reply&f=9&t=9485#pr127002
Ficamos curiosos em saber o seu nick no geocaching.

Além disso, já li mais um pouco do blog e gostei bastante. Já acrescentei à minha lista de leituras!

Gonças disse...

Fixe. Sou o gnpais. Vou ver o forum.