sexta-feira, 13 de julho de 2012

Lx - Badajoz pela ecovia1 - dia 1

Dia 1 - Linda-a-Velha - Poceirão                                Albúm do primeiro dia

Total Kms dia - 53,4 kms
Total Kms acumulados - 53,4 kms

€€€

2,85€ - CP
1,2€ - cafés
5,4€ - TT
6,0€ - Almoço

15,45€

Partimos às 8 da manhã cheios da pica. Descemos em direcção a Algés e o Gugas aproveitou para se despedir da escola ;o)

Ready, steady, go...

Já iamos preparados para o embate típico com os Transportes Públicos à saída de Lx:
Passados os torniquetes e horários não coincidentes com os publicados no site da CP, estávamos no Cais do Sodré preparados para entrar no barco da TT para o Montijo quando apareceu o Sílvio para nos desejar boa viagem. Bebemos um café e ficámos à espera que se juntasse a nós em Avis passados uns dias. Vinte minutos depois estávamos na margem esquerda ou sul do Tejo, no terminal fluvial do Montijo. Depois de montado o tray bien (que foi recolhido para passar os torniquetes), seguimos o GPS que nos enviava para uma ciclovia já na cidade, mas como ouvíamos música e animação fomos pelo centro onde ainda havia folia do S. Pedro

folia de S. Pedro

Havia pessoal que notoriamente estava na rua desde a noite anterior e havia malta que saía cedo de casa para ir festejar! Ambiente muito bom no Montijo a auspiciar uma bela viagem. Já o tempo não dizia o mesmo. Apanhámos a ciclovia um pouco mais à frente, depois de seguirmos um senhor que circulava num triciclo feito por ele e era a chuva que nos apanhava a nós. Ainda pensei em vestirmos os ponchos, mas logo, logo estávamos a chegar ao Fórum Montijo e as nuvens a desaparecer. O Gustavo divertiu-se bastante com os animais no parque de estacionamento do Fórum: "Quem estaciona aqui é pato, ali é cavalo, ali é...". Passámos por cima do IC32 e passámos os arrabaldes do Montijo. É um misto de zona industrial e agrícola, pouco agradável à vista e onde apareceram os primeiros estradões com areia. O Gugas desenrascou-se muito bem com esta novidade mesmo com a bicla carregada e com bastante ar nos pneus, mas a estafa duplicava.

Inauguração em trilhos com areia

Numa primeira paragem depois dos estradões comemos uma barra de cereais e fizémos um campeonato de beyblade.
Já para os lados de Pinhal Novo, depois de uns estradões do tipo "chapa ondulada" reparei que o porta-bagagens ia demasiado solto e depois de uma verificação mais pormenorizada verifiquei que um dos parafusos que o ligava ao quadro tinha saltado. O que vale é que carregava um parafuso extra daquela medida e com duas porcas e em 5 minutos estávamos de novo em andamento.
Estava na hora de almoço e parámos no restaurante "Nascer do Sol" em -Vale da vila. A D. Carmo e sua filha foram muito simpáticas e serviram-nos uma bela sopa e um pão com chouriço que em conjunto com o descanso valeram milhões. Como estava nublado seguímos caminho que nos levou a uma recta com quase 8 kms com bastante areia. Estava a bater uma nortada fortíssima, que ajudava a amenizar o calor e quase que nos empurrava. O percurso foi extremamente cansativo e pela primeira vez que me lembro o Gustavo pediu-me para dormir a sesta. Contava com isso, aliás é meu costume em viagem e na primeira oportunidade saí do trilho e fui à procura de um espaço. Perto de Lagameças refugiámo-nos por baixo de uma palmeira e refastelámo-nos.

Sesta bem merecida

O Gugas dormiu duas horas e porque tive que o acordar. Lanchámos e seguimos caminho. Ainda fomos perseguidos por 2 canitos num estradão e ao cruzar a N5 decídimos não seguir pelo trilho. Havia muitas marcas de tractor e bastante areia o que prejudicava o nosso andamento. Fomos por alcatrão até Poceirão e com a noite a cair decidímos bivacar algures perto de Fernando Pó. Escolhemos um sítio escondido qb e confortável onde montámos campo e fizémos o jantar depois de enviar as coordenadas por SMS para a Cristina que estava em casa. Desta forma há sempre alguém que saiba onde estamos a pernoitar.
Enquanto cozinhava, o Gugas escrevia a receita (Massa com atum) e tentava desenhar o mapa da viagem. Gravámos o resumo do dia com a máquina de filmar e deitámo-nos. Tinha sido um dia em cheio, o Gugas tinha andado pela primeira vez em areia e logo com um record de distância num dia: 53,4kms.