segunda-feira, 30 de julho de 2012

The hungry cyclist


Categoria:  Livro
Título: The hungry cyclist
Autor: Tom Kevill-Davies


Veredicto: Tom Kevill-Davies é um dos meus heróis vivos!
Isto porquê? Porque conseguiu juntar 2 mundos que a mim são muito queridos: Viajar de bicicleta e COMER BEM!
As duas coisas não têm de estar de costas viradas! Muita gente pensa que só porque se está a viajar em autonomia ou simplesmente porque pedalar com estômago cheio é difícil, que se tem de comer mal em viagem! Nada mais errado. Eu gosto de comer simples ao almoço, mas depois vingar-me no jantar. Ou faço algo mais substancial e elaborado ou janto alguma delicatessen local.
Mas, perguntam-me vocês, o que este rapaz fez para se classificar “herói vivo” na meu parco portfolio de culto de personalidades? Foi pedalar a américa (norte, central e sul) à procura da refeição perfeita. QUE DOMÍNIO! Ele até colocou um cartaz na traseira da bicla a dizer isso.
  O plano (mal traçado) que não se veio a cumprir na integra.

Não sei se estão a imaginar o que esta mensagem fez mexer no orgulho de tantos cozinheiros e cozinheiras por essa américa fora. Cada um queria provar-lhe que a sua era a melhor refeição que ele ia encontrar! O homem é um génio. Ele fez milhares de kilómetros e conseguiu engordar! ;o)
Brincadeiras à parte, Tom escreve bem, é simples, foca-se em pequenas particularidades que para mim são interessantes, nomeadamente as relacionadas com a comida. É um gajo  pouco dado a grandes planos o que é interessante e parece saber viver o momento. Só para começar foi para NY para casa de uns amigos e contava partir de forma a não apanhar o inverno enquanto passava as rocky mountains. Ficou quase um mês na farra na cidade que não dorme e – pimba – apanhou exatamente aquilo que tentou evitar. Mas comeu uma refeição típica de Porto Rico à saída de NY, foi a umas festas em honra do Peru numa cidadezinha redneck, comeu salmão com índios nas Rocky mountains, provou os picnics de "traseira de pickup" (tailgate picnic) antes dos jogos de futebol americano e ostras do pacífico. Atravessou o mar de cortéz para se deliciar com a comida de rua do México, muito dada a cores e a órgãos internos.
hum...


...porquinho da índia!


Passou-se com a Colômbia e comeu porquinho da Índia no Peru. Meteu-se num barco e desceu o Amazonas onde comeu peixe do rio, e pela costa do Brasil abaixo onde saboreou armadillo, as delícias de Salvador e acabou com uma caipirinha nos queixos no Rio de Janeiro. Digam lá que o rapaz não sabe o que faz?
 Nota-se a barriguinha após 15.000milhas! ;o)


De volta a Londres faz tours gastronómicos num tandem, faz passeios históricos e fez uma viagem ao delta do Mekong. Vou seguindo as suas aventuras no seu site, que tem montes de receitas e fotografias espectaculares mas o seu livro é imperdível. Para devorar de uma ponta à outra! ;o)
Um abraço ao meu compadre que partilha do meu gosto pelas viagens e pela cozinha e que me emprestou este livro fantástico!






Sem comentários: