Mostrar mensagens com a etiqueta América do sul. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta América do sul. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 26 de maio de 2015

Another Horizon

Mais um blog visualmente bem conseguido de uma aventura de uma vida!



Percam-se na aventura deste Inglês, com fotos e vídeos de sonho. 




terça-feira, 23 de setembro de 2014

Pedalar devagar 2

Fiz há uns tempos uma review sobre o livro Pedalar devagar, que relatava uma viagem espectacular de 4 anos da Valérie e do João Fonseca pela Ásia.

Coincidências das coincidências um amigo cruzou-se com eles no seu caminho para uma nova aventura: Pedalar devagar II e conseguiu com que nos sentássemos a conversar no parque das nações em pleno dia da mobilidade. 

A imagem de marca da aventura "Pedalar devagar II"

Era um dia confuso, com montes de atividades a acontecer ao mesmo tempo, mas ainda deu para falarmos um pouco de viagens, especialmente com crianças. O Sinai e o Yacha vão passar 12 a 14 meses a viajar com os pais e vão ter uma aprendizagem brutal aos 8 e 10 anos! Viajar do Rio de Janeiro até ao México de bicicleta é algo que "enriquece" qualquer currículum ;)

Pensávamos que íamos estar mais tempo com eles, mas tinham coisas marcadas. Afinal no dia seguinte tinham que estar no aeroporto bem cedo e ainda havia despedidas a fazer. 

Deu para conversarmos alguma coisa, o João ainda experimentou a xtra e agora vamos todos viajar com eles, contando que façam o update regular do blog ;)


Grande montagem! 

O João gostou da xtra!

Tinha que lhes pedir um autógrafo ;)

segunda-feira, 30 de julho de 2012

The hungry cyclist


Categoria:  Livro
Título: The hungry cyclist
Autor: Tom Kevill-Davies


Veredicto: Tom Kevill-Davies é um dos meus heróis vivos!
Isto porquê? Porque conseguiu juntar 2 mundos que a mim são muito queridos: Viajar de bicicleta e COMER BEM!
As duas coisas não têm de estar de costas viradas! Muita gente pensa que só porque se está a viajar em autonomia ou simplesmente porque pedalar com estômago cheio é difícil, que se tem de comer mal em viagem! Nada mais errado. Eu gosto de comer simples ao almoço, mas depois vingar-me no jantar. Ou faço algo mais substancial e elaborado ou janto alguma delicatessen local.
Mas, perguntam-me vocês, o que este rapaz fez para se classificar “herói vivo” na meu parco portfolio de culto de personalidades? Foi pedalar a américa (norte, central e sul) à procura da refeição perfeita. QUE DOMÍNIO! Ele até colocou um cartaz na traseira da bicla a dizer isso.
  O plano (mal traçado) que não se veio a cumprir na integra.

Não sei se estão a imaginar o que esta mensagem fez mexer no orgulho de tantos cozinheiros e cozinheiras por essa américa fora. Cada um queria provar-lhe que a sua era a melhor refeição que ele ia encontrar! O homem é um génio. Ele fez milhares de kilómetros e conseguiu engordar! ;o)
Brincadeiras à parte, Tom escreve bem, é simples, foca-se em pequenas particularidades que para mim são interessantes, nomeadamente as relacionadas com a comida. É um gajo  pouco dado a grandes planos o que é interessante e parece saber viver o momento. Só para começar foi para NY para casa de uns amigos e contava partir de forma a não apanhar o inverno enquanto passava as rocky mountains. Ficou quase um mês na farra na cidade que não dorme e – pimba – apanhou exatamente aquilo que tentou evitar. Mas comeu uma refeição típica de Porto Rico à saída de NY, foi a umas festas em honra do Peru numa cidadezinha redneck, comeu salmão com índios nas Rocky mountains, provou os picnics de "traseira de pickup" (tailgate picnic) antes dos jogos de futebol americano e ostras do pacífico. Atravessou o mar de cortéz para se deliciar com a comida de rua do México, muito dada a cores e a órgãos internos.
hum...


...porquinho da índia!


Passou-se com a Colômbia e comeu porquinho da Índia no Peru. Meteu-se num barco e desceu o Amazonas onde comeu peixe do rio, e pela costa do Brasil abaixo onde saboreou armadillo, as delícias de Salvador e acabou com uma caipirinha nos queixos no Rio de Janeiro. Digam lá que o rapaz não sabe o que faz?
 Nota-se a barriguinha após 15.000milhas! ;o)


De volta a Londres faz tours gastronómicos num tandem, faz passeios históricos e fez uma viagem ao delta do Mekong. Vou seguindo as suas aventuras no seu site, que tem montes de receitas e fotografias espectaculares mas o seu livro é imperdível. Para devorar de uma ponta à outra! ;o)
Um abraço ao meu compadre que partilha do meu gosto pelas viagens e pela cozinha e que me emprestou este livro fantástico!






quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Riding the spine na Bolívia!!

O pessoal do "Riding the spine" brindou-nos com este vídeo feito na remota Bolívia, incluindo uma passagem (OBRIGATÓRIA) pelo Salar de Uyuni!

Riding the Spine: Across Bolivia from Jacob Thompson on Vimeo.

Ó Hernani...olha a malta a cruzar este "mar de sal" hein?

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Rodeando o Brasil

Numa pesquisa na net (sobre xlr125) encontrei o site de um brasileiro q em 2003 rodeou o Brasil (20.000 kms) numa mota destas!!


Como era piloto comercial, via o Brasil de cima e sempre desejou visitar de perto as paisagens e pessoas desse imenso país.


"Meu desejo era poder chegar nas pequenas vilas e povoados, não mais pelos ares, mas por terra e na mesma altura dos olhos das pessoas. Alem disto queria percorrer o Brasil por lugares não convencionais e vivenciar a Amazônia junto à sua população, depois rasgar os sertões dos Cerrados"


Quando pensava na expedição que ia fazer, e qual o veículo que levaria escreveu:


"Teria que ser um veículo que agredisse o mínimo possível a natureza e as pessoas. Cheguei até a pensar em realizar a cavalo, mas decidi que uma moto de 125 cc seria o ideal.
Uma moto como esta, pela leveza, seria fácil de embarcar e desembarcar, levantar em caso de queda, realizar as manutenções a um custo viável, economizar gasolina, enfim, realizar uma expedição dentro da realidade brasileira, sem gastos extravagantes."


A verdade é que ele montou um depósito maior (com 12 litros!!) para poder ter autonomia de 400kms!! BRUTAL!
Engraçado ver que passa por cidades como Santarém, Almeirim, Alter do Chão!! eheh

Cliquem na foto para ver o site!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Verdascar o "Velho Chico"

"Fomos do Alaska ao Ushuaia, no mapa, e escolhemos nosso velho conhecido Chico, o Rio São Francisco, como o tema da nossa nova viajem.O objetivo é conhecer o meio do rio, já que visitamos a nascente e a foz em outras viagens.Pretendemos ver do primeiro gole de água até o grande dilúvio da foz, passando por todo o seco sertão que o rodeia em sua porção nordeste.Somos Clóvis Larrabure e Mateus Larrabure, pai e filho, em duas Suzuki DR800 S Big, partindo dia 20/12/2007 com previsão de volta para o dia 05/01/2008."


Este texto é apenas um teaser, para lerem, relerem e viverem mais uma viagem de um NOMAD brasileiro - Clóvis. Depois de conhecerem a nascente e a sua foz, Clóvis decide conhecer o que resta do "velho Chico". O rio São Francisco, também chamado de Opará, como era conhecido pelos indígenas antes da colonização , ou popularmente de Velho Chico, é um rio brasileiro que nasce na Serra da Canastra no estado de Minas Gerais, a aproximadamente 1200 metros de altitude, atravessa o estado da Bahia, fazendo a divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas. Por fim, deságua no Oceano Atlântico, na região Nordeste do Brasil. Esta é a descrição da wikipédia, esta é a feita por um VIAJANTE: "o Rio São Francisco nasce em São Roque de Minas, vive considerávelmente bem até 3 Marias, quase morre daí até Paulo Afonso e renasce um pouco de Piranhas à foz"
Isto é o que eu chamo de Geografia-on-the-fly, sentida e relatada! Só pela descrição cheira a aventura!!!
A zona:
O percurso:

Uma foto tirada na nascente do Velho Chico:


E outra na sua foz:


Sem dúvida um excelente mote para uma grande aventura, deste genial aventureiro

AQUI

(vão ter que procurar nos meses de Dezembro de 2007 o início do relato)