Ontem apanhei o Willem no barco vindo do Seixal para Lisboa. Conversa puxa conversa, convidei-o a ficar em minha casa.
Pedalámos ao longo do rio enquanto íamos conversando.
Um duche sabe sempre bem quando se chega de viagem e depois fizémos um churrasco que é a melhor maneira de conversar e comer ao mesmo tempo.
"Vocês Portugueses, devem ser todos mestres do churrasco não?" - Perguntou-me. "Porque é que dizes isso?" - retorqui-lhe. "Com este tempo, devem estar sempre a comer churrasco, não?".
A jantar fora!
Sempre a conversa do tempo e da comida. Se alguém duvida das potencialidades do nosso país para turismo, e em especial do cicloturismo chegue-se à frente! Somos um diamante em bruto. Falta agora lapidá-lo! ;o)
Willem voou da Holanda natal para Agadir em Marrocos, subiu a costa até Tanger, apanhou um ferry para Tarifa, contornou o parque de Donana, fez o Algarve, subiu a costa e agora continuava até ao Porto, Santiago de Compostela e finalmente Pirineus, onde contava apanhar um Bike Express até Amsterdam. Técnico informático nos "anos dourados" como lhes chamou, amealhou bastante dinheiro nos '90s e '00s e agora voltou à faculdade. Estudante de psicologia tem muito tempo para viajar. Já foi até Istambul e bateu os Alpes, Holanda e Alemanha várias vezes. Estava na dúvida entre a Asia e Marrocos, tendo optado por esta última! Olha que o delta do Mekong dava para uma viagem maravilha!
A sua companheira de viagem é uma "vittorio", nome pomposo italiano a fazer lembrar os míticos pneus transalpinos, mas é uma bicla manufacturada na Holanda. O quadro é descomunalmente grande, para poder levar confortavelmente os 1,96m de altura deste holandês e tem a particularidade de ter uma segunda haste de reforço a meio do quadro...cool or what?
Uma Vittorio holandesa!
Lá seguiu caminho contente com a hospitalidade portuguesa e com umas ameixas e pêssegos do Sr. Daniel, o merceeiro perto de casa. "A fruta cheira bem e é saborosa" - disse. "Quando forem a Amsterdam liguem que têm casa!" - rematou.
Foto da praxe, à saída.
Sem comentários:
Enviar um comentário