quarta-feira, 23 de abril de 2014

The road to London - 1930

Uma proposta para leitura para a próxima viagem (ou quando estiverem a prepará-la):

The road to London by Eric Attwell

A travessia de África de bicicleta (com 3 mudanças) em 1930!! No mínimo WOW, se não mesmo KAWABONGA! 

"Today's generation of cycle travelers are equipped with sophisticated machines (...) They are often connected to their own world by mobile phones, email and tarmac (...) Where once long-distance cyclists experienced the world, they now record it. Where once they received, they transmit. Have we lost something in the way?"

Generation gaps à parte, não é fácil imaginar ciclistas de longa distância em 1930, com equipamento igual ao do dia-a-dia a atravessar uma África imperial, sem estradas, nem guias (os mapas estavam a ser feitos "as they went by" basicamente).

É engraçado de ler como não estavam minimamente preparados ficando todos doridos, queimados do sol e picados pelos mosquitos apenas alguns kilómetros após sairem de Port Elizabeth. Como não tiveram lá muitos furos, mas tiveram que substituir mais raios do que os que conseguiram contar. Como as mudanças não lhes serviam de nada nas subidas e que por isso gastaram mais solas dos sapatos do que as que pensavam ao empurrar as biclas. E também, o que quem viaja (especialmente de bicicleta) já sabe: a bondade dos estranhos, que é a única coisa que não podemos "carregar" mas que nos oferecem a cada esquina.

E no fim, após 22 meses e alguns dias, fizeram 11000 kms e gastaram 160£... incluindo a compra das bicicletas. Foram recebidos friamente em Inglaterra, onde ficaram a trabalhar para pagar a viagem de volta. 

Uma viagem de uma vida concerteza e que nós temos a sorte de a viver lendo as folhas deste livro! (os que conseguirem pagar o valor elevado das poucas cópias existentes...)

Aqui encontram o resumo do livro em inglês e a página do livro na goodreads.




Sem comentários: