segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Dínamo de cubo

Um sonho antigo...

Dinamo de cubo

Com controlador de picos de corrente e 
adaptador para disco de 6 parafusos


A roda antes

Desmanchadinha

Há que cortar os raios à medida e roscá-los!!

Depois raiar a roda! 
Com a ajuda Preciosa do B da CaP

TCHARAM (ainda sem disco)

O Pai Natal a verificar se o trabalho ficou bem feito!

O Drag é mínimo...a andar nem se sente!

3 comentários:

Joel Oliveira disse...

Olá
antes de mais parabéns pelo blog.

Ainda não pesquisei o suficiente, mas esse cubo é para alimentar apenas a iluminação, ou será que dá para aproveitar a energia gerada e carregar outras coisas?

Abraço
Joel

Gonças disse...

Viva.
O dinamo gera corrente (6v/3W). Podes utilizar para o que quiseres, desde que tenhas forma de: 1) armazenar a energia ou 2) transformar em corrente estável e passível de carregar o que pretendes (usb, por exemplo).

Existem gadgets que fazem o que digo em 2), o "the plug" (http://www.en.tout-terrain.de/accessories/electric-power-supply/) e uma luz que tb tem saída usb (só funciona com a luz desligada),

Para 1) e 2) tens o biologic (http://tomsbiketrip.com/biologic-reecharge-a-dynamo-powered-usb-charger-for-smartphones-more/)

Mas se queres a minha modesta opinião: são caros e fáceis de se estragarem. Se precisares de carregar algo, compra um powerpack básico que se carrega em qq pc, tomada, etc....e gera as tuas paragens para o café! ;o)
Abraço

Gonças disse...

O link para a dita luz com usb que falhou no comentário acima: http://www.rosebikes.com/article/b--m-lumotec-iq2-luxos-u-senso-plus--front-headlamp-with-usb-connection/aid:620049