quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

The man who cycle the world



Mark Beaumont, aventureiro escocês decidiu quebrar o recorde do mundo ao pedalar pelo mundo inteiro. No passado já tinha feito o john o'groats to land's end a solo com apenas 15 anos, por isso a volta ao mundo era o passo a seguir. 
Para quebrar o recorde, Mark tinha que pedalar 18000milhas (28800Kms) consecutivas passando por 2 antípodas, mantendo um log do percurso. E foi o que fez em 2007, após 3 anos de preparação, desde a bicicleta, ao percurso, à alimentação, nada foi descurado e foi tudo filmado por ele e alguns cameramans que iam aparecendo pelo caminho e enviado à BBC. 




Partiu de Paris, passou pela Europa oriental, Turquia, Irão e Paquistão, Índia, apanhou avião para Tailândia e Malásia, novo avião para Perth. Celebrou a metade do percurso completamente isolado na Nullarbor plain onde sofreu uma quebra. Continuou, percorreu a Nova Zelândia até apanhar novo avião para São Francisco. Atravessou os States de inverno. No mesmo dia foi atropelado e assaltado o que lhe quebrou o espírito. Mas sem desistir retomou a viagem, atravessou o Atlântico de novo de avião e aterrou em Lisboa onde fez em 12 dias o resto do caminho até Paris. Chegou depois de 192 dias no selim, recorde que foi apenas batido 2 anos depois.

Não que fizesse uma volta deste género desta forma, tão rápida, mas é um documentário excelente, que mostra as dificuldades no selim, e as alegrias de quem pedala por gosto! Aconselhável!





1 comentário:

BBA disse...

É verdade, Gonçalo.
Sabias que o último desafio dele foi de barco a remos? Do Canadá até ao Polo Norte!